Programa Infância Ideal

A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas. A qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os seis anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta.

Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os 3 anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem 1 quatrilhão de ligações. O número é o dobro de conexões que um adulto possui. Aos 4 anos, estima-se que a criança tenha atingido metade do seu potencial intelectual.

Aliado à boa alimentação, o estímulo adequado às crianças de até 6 anos gera benefícios que vão desde o aumento de aptidão intelectual (que qualifica o acompanhamento escolar e diminui os índices de repetência e de evasão escolar) até a formação de adultos preparados para aprender a lidar com os desafios do cotidiano. Neste sentido, a primeira etapa da educação básica complementa a ação da família no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social.. 

Quando focado em famílias em situação de pobreza, o desenvolvimento infantil pode romper um ciclo de falta de oportunidades. No Brasil, o grupo é um dos mais vulneráveis da população. Altas taxas de mortalidade, desnutrição infantil, falta de registro civil, violência doméstica e a tradição do cuidado básico em detrimento da prática educacional são algumas das condições adversas ao pleno desenvolvimento infantil que devem ser observadas em políticas públicas.

Em 2007, o Instituto Camargo Corrêa iniciou seus primeiros esforços para o desenvolvimento saudável de crianças de 0 a 6 anos. O programa Infância Ideal visa à defesa dos direitos da primeira infância por meio da atuação integrada entre o instituto, áreas de negócio da construtora e parceiros. O objetivo é complementar e fortalecer ações desenvolvidas pelo poder público e organizações da sociedade civil voltadas para meninos e meninas.

Links Relacionados

Unicef

O Unicef atua para a defesa dos direitos de crianças brasileiras desde 1950.


Acesse

Pastoral da Criança

Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças.


Acesse

Rede Nacional Primeira Infância

Formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na promoção da primeira infância


Acesse