Construção de ensecadeira marca início das obras de Belo Monte no leito do Xingu

?Em 2012, o consórcio construtor de Belo Monte, do qual a Construtora Camargo Corrêa faz parte, começou a execução da primeira etapa da obra no sítio Pimental na UHE Belo Monte. Com isso, será permitido o acesso das máquinas à área da futura casa de força complementar, com capacidade de gerar 233,1 MW. Para isso, uma ensecadeira está sendo construída na margem esquerda do Rio Xingu, localizada entre a Ilha do Forno e a Ilha Pimental.

Ensecadeira é uma pequena barragem provisória, comum em quase todos os empreendimentos hidrelétricos, que permite executar atividades de construção civil no leito do rio, sem que isso interrompa o fluxo das águas. A que se constrói em Belo Monte terá extensão de 500 metros, ou seja, cerca de 7% da medida total da barragem definitiva, calculada em 6,8 quilômetros. Ela é construída com o uso de terra e de rochas, sem a utilização de concreto ou outro material industrial.

Devido às características da região, com chuvas constantes nesta época do ano, é natural que uma pequena parte da terra seja carreada pelo rio nesta fase da construção da ensecadeira. Isto será eliminado, nos próximos dias, com a conclusão dessa ensecadeira.

Leia mais no Blog Belo Monte

24/01/2012
Compartilhar