Ponte de Laguna é inaugurada em Santa Catarina

A cidade de Laguna inaugurou ontem seu mais novo cartão postal. A Ponte Anita Garibaldi, conhecida como Ponte de Laguna, foi entregue à população nesta quarta-feira, 15 de julho. Localizada em Laguna, Santa Catarina, a ponte tem 2,8 km de extensão (trecho estaiado de 400 metros e trecho corrente de 2,4 quilômetros) e largura de aproximadamente 25 metros.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, além dos ministros dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e do Trabalho, Manoel Dias, e autoridades locais. Profissionais das empresas do Consórcio Ponte de Laguna, com liderança da Camargo Corrêa, também estiveram presentes, além da população de Laguna.

A Ponte de Laguna é a primeira ponte estaiada em curva do país suspensa apenas por um plano de estais. Ela irá amenizar o intenso tráfego da região, facilitar o escoamento de mercadorias entre os estados do Sul e do Centro do país e proporcionar melhor integração comercial com os países do Mercosul. Iniciada em 2012, a obra atingiu pico de mão de obra em dois anos, com cerca de 1.800 profissionais. A área total do canteiro foi de aproximadamente 96 mil m².

“Temos um time que executou o projeto dentro de uma excelente gestão, com engajamento, muita responsabilidade e empenho”, celebra Luís Gustavo de Oliveira Zanin, gerente de obra, que ganhou este ano o Prêmio de Obra Padrão Camargo Corrêa, que destaca as melhores obras da empresa.

O projeto contou com técnicas inovadoras de construção, como a introdução de uma treliça lançadeira (BERD), trazida de Portugal, que permitiu a execução de cada aduela (vão) da ponte, prevista inicialmente para uma semana, em apenas quatro dias. 

Principais conquistas:

  • Sistema de Gestão de Qualidade (ISSO 9001:2008 e PBQP-H)
  • Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (OHSAS 18001:2007)
  • Sistema de Gestão Ambiental (ISSO 14001:2004)
  • Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (NBR 16001:2012)
  • Selo Verde do Instituto Chico Mendes
  • Obra Padrão do Prêmio Padrão 2014 e 2015
  • Vencedor do InovEC de 2014
  • Segundo lugar de Valor Compartilhado do Prêmio Padrão 2014
  • Primeiro lugar de Valor Compartilhado do Prêmio Padrão 2015

Foto: Paulo Vitale


16/07/2015
Compartilhar