Programa da Construtora Camargo Corrêa pela infância é homenageado com o Prêmio Neide Castanha

O programa Grandes Obras pela Infância da Construtora Camargo Corrêa, em parceria com a Childhood Brasil, recebeu nesta quarta-feira (18/05) o Prêmio Neide Castanha 2016. A premiação é organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e foi criado para reconhecer e homenagear boas práticas relacionadas ao tema que têm sido desenvolvidas no Brasil por empresas, agentes públicos, entidades e ONGs. 

O programa, voltado ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no entorno de grandes projetos de infraestrutura e conduzido pela Construtora Camargo Corrêa, foi escolhido na categoria Responsabilidade Social. Criado em 2010, o Programa Grandes Obras pela Infância atua na conscientização dos profissionais das obras quanto à temática e, junto às comunidades, na prevenção dos riscos às populações de cada localidade dos empreendimentos, por meio do desenvolvimento de redes de proteção e apoio integral às crianças, adolescentes e seus familiares. 

“O foco desse projeto é contribuir direta ou indiretamente para a prevenção e mitigação de riscos à população das comunidades onde estamos inseridos para assegurar que os benefícios do empreendimento em desenvolvimento seja permanente e sustentável com o menor impacto possível”, explica Letícia Santos, analista socioambiental da Camargo Corrêa. O programa atua em duas frentes principais: conscientização dos profissionais da CCCC e formação e engajamento dos multiplicadores, responsáveis por disseminar a gravidade do crime de violação de direito nestas ocorrências e no fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes. Ao todo, mais de 800 profissionais da empresa foram treinados como multiplicadores do projeto. 

Para celebrar os cinco anos do projeto, a empresa documentou em um livro como a presença de um grande empreendimento deflagra um conjunto de processos com alto potencial de agravamento dos riscos de violação dos direitos de crianças e adolescentes, destacando a exploração sexual, e como gerar valor a partir da proteção integral destes indivíduos. O livro, distribuído no Brasil e no exterior, está disponível para acesso gratuito por meio do site da Construtora Camargo Corrêa clicando neste link:  (http://construtoracamargocorrea.com.br/uploads/Livro_PGOI_8_digital.pdf).

  


19/05/2016
Compartilhar