Valor para a comunidade

Desde as fases de prospecção de novos negócios e de elaboração de propostas para novos de empreendimentos, a Camargo Corrêa incorporada em sua estratégia a sistemática de entender os desafios, demandas e vocações das localidades em que atuaremos. Além disso, a empresa busca estudar oportunidades de ampliar os benefícios à vida da população, gerando valor por meio de projetos sociais e a prática de voluntariado. As características e carências específicas da comunidade dão base para a definição dos projetos mais adequados ao território, a partir de três eixos de atuação:

Projetos de apoio à mitigação de riscos – O foco dos projetos e ações sociais, nesse caso, é contribuir direta ou indiretamente para a mitigação de riscos ao empreendimento, decorrentes de vulnerabilidades e fragilidades na comunidade, e à redução de impactos que possam ser causados pela obra para a própria comunidade.

São exemplos de projetos para mitigação de riscos os que envolvem ações de educação ambiental; gestão dos resíduos; conservação da fauna e flora; manejo adequado de recursos hídricos; fortalecimento de estruturas de atendimento social; proteção dos direitos de crianças e adolescentes, entre outros.

Projetos de entrada rápida – São ações sociais de implantação rápida para aplacar situações emergenciais ou apoiar necessidades de menor complexidade, envolvendo suportes em infraestrutura básica, pequenas reformas, capacitações específicas de mão de obra, qualificação de fornecedores locais, bibliotecas itinerantes, entre outras oportunidades detectadas em cada situação.

Projetos de legado – Neste tipo de projeto são considerados indicadores socioeconômicos, ambientais e de segurança pública, que permitem uma avaliação inicial dos desafios presentes numa determinada região. Por meio de um processo de articulação, diálogo e participação, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa e envolvendo variados atores da comunidade – tais como lideranças comunitárias, poder público, cliente do empreendimento, parceiros e equipes locais e corporativa - é escolhido pelo menos um tema e grupo para serem apoiados no território. O projeto nasce, então, de um processo de cocriação, construído a partir de oportunidades e carências identificadas, que podem ser direcionadas à educação, qualidade de vida e lazer, empreendedorismo e a geração de trabalho digno e renda, entre outros, sempre que possível fortalecendo políticas públicas.

A Construtora Camargo Corrêa também valoriza, reconhece e apoia o trabalho voluntário de funcionários e seus familiares e cria oportunidades, prioritariamente alinhadas aos projetos sociais já desenvolvidos, de modo a contribuir para a ampliação das ações nas localidades.

Dia do Bem Fazer:
Desde 2009, é realizado o Dia do Bem-Fazer no terceiro domingo do mês de agosto. O evento, que seria pontual para a celebração dos 70 anos do Grupo Camargo Corrêa, tornou-se um encontro anual de solidariedade, envolvendo funcionários voluntários das empresas do Grupo e seus familiares no Brasil e em diversos países, parceiros do setor privado, sociedade civil e poder público, todos voltados à realização de ações voluntárias em prol das comunidades onde vivem.



PROJETOS SOCIAIS