Casa das Artes comemora um ano de atividades

A Casa das Artes, criada em Laguna (SC) a partir do projeto social Consórcio das Artes completou seu primeiro ano de existência em dezembro de 2014. Apoiada pelo Instituto Camargo Corrêa, o Consórcio Ponte de Laguna, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Prefeitura Municipal, a associação tem como principal objetivo promover o desenvolvimento comunitário com a geração de trabalho e renda para grupos locais de artesanato.

Palco de grandes conquistas para as beneficiárias do projeto, a Casa das Artes tornou-se um ponto turístico e de referência para a cidade. Ela foi representada nacionalmente pela artesã Zaira Villa, que teve seus produtos selecionados e comercializados durante a Copa do Mundo 2014. Jovens da região participaram de uma série de oficinas de artesanato promovidas pelo projeto a fim de atrair essa população para as atividades do ramo, bem como promover seu fortalecimento no município. Foram realizados também workshops sobre design, cooperativismo e técnicas de processo produtivo para as artesãs, que marcaram presença em diversas feiras de economia solidária.

Para Adelina Albono Marcilio, presidente da Associação Casa das Artes, esse aniversário é sinônimo de conquista e fruto da persistência de todos os envolvidos. “Nossa sede é linda e recebemos turistas de todas as partes, japoneses, gaúchos, argentinos e paulistas. Também somos procuradas por profissionais que trabalham na construção da ponte e querem comprar lembranças para levar para suas cidades de origem”, conta a artesã.
 
A Camargo Corrêa participa do Consórcio Ponte de Laguna, responsável pela construção da Ponte Anita Garibaldi, e apoia esse projeto desde a sua criação. “Estamos orgulhosos em poder contribuir e desejamos muito sucesso para as empreendedoras”, afirma José Alencar, gerente administrativo da Camargo Corrêa na obra.
 
Associação Casa das Artes
O Consórcio das Artes teve início com a realização de um diagnóstico que identificou dois grupos de artesãs: Associação Artes do Mar e a Associação Nossa Terra. Unidos, esses grupos formaram a Associação Casa das Artes, que hoje é autossustentável. As artesãs passaram por capacitações e houve investimentos também na aquisição de equipamentos e no restauro do ponto para comercialização dos produtos. Cedido pela Prefeitura, o prédio da antiga estação de energia no centro da cidade transformou-se na sede do projeto, a Casa das Artes.


16/12/2014
Compartilhar