Consórcio das Artes inaugura espaço em Laguna e fortalece cultura local

A cidade de Laguna, em Santa Catarina, acaba de ganhar um novo ponto turístico, e os artesãos da região, um espaço totalmente revitalizado para expor e vender seus produtos. O projeto “Consórcio das Artes”, inaugurado esta semana, reunirá diferentes tipos de artesanatos realizados por artistas locais que retratam a cultura e os costumes do município de Laguna. 

 
O prédio da antiga estação de energia da cidade foi cedido pela Prefeitura e passou por um processo de restauração para abrigar a futura Casa das Artes, ponto de comercialização das três associações de artesãos atendidas pelo projeto Consórcio das Artes. O projeto é uma parceria entre o Instituto Camargo Corrêa, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio Ponte de Laguna, composto pela Camargo Corrêa, Aterpa M. Martins e Construbase.
 
Além de investimentos em maquinários e restauração do imóvel, o projeto prevê a capacitação das associações que farão a gestão do ponto de venda. Os artesãos participaram de oficinas de designer, cooperativismo e técnicas de processo produtivo, incluindo estratégias para participação e organização de feiras de economia solidária.
 

13/12/2013
Compartilhar