Construtora Camargo Corrêa é reconhecida por programa de inclusão de pessoas com deficiências

Prêmios Excelência em Inclusão Social e Excelência em Parceria foram concedidos por ações em Jirau e São Luís

O trabalho de inclusão social nas obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), e nas obras dos Terminais Ferroviário e Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), foi destaque no 3º Prêmio Instituto Pró-Cidadania de Responsabilidade Social, realizado em 24 de outubro em São Paulo. As iniciativas da Construtora Camargo Corrêa de inserção direta de pessoas com deficiência no mercado de trabalho foram premiadas em duas categorias: Prêmio Excelência em Inclusão Social e Prêmio Excelência em Parceria.

"Temos claro que de nada adiantará inovarmos nos processos construtivos se formos incapazes de lidar com desafios humanos", destaca Dalton Avancini, presidente da Construtora Camargo Corrêa. Segundo Avancini, os dois prêmios concedidos pelo Instituto Pró-Cidadania são o reconhecimento de um trabalho importante que vem sendo executado em lugares distantes e, na maior parte das vezes, em ambientes completamente desprovidos de condições para a inclusão adequada de um profissional com deficiência.

Para trazer o profissional com deficiência para dentro dos canteiros de obra, a Camargo Corrêa desenvolveu um programa remunerado de capacitação e educação chamado "Conviver com as Diferenças". A primeira edição contou com a inscrição de 294 pessoas em São Luiz (MA) para 90 vagas. O treinamento em parceria com o Instituto Pró-Cidadania teve a duração de três meses e, ao final do programa, ocorreu a formatura dos profissionais. Dos 90 formandos, 40 foram absorvidos pela Camargo Corrêa e os demais foram contratados por empresas locais.

Mais do que uma capacitação de pessoas com deficiência, o "Conviver com as Diferenças" mexeu com o dia-a-dia da Construtora. Profissionais de diversas áreas da Camargo Corrêa, principalmente nos canteiros de obras, receberam treinamento prévio com o objetivo sensibilizá-los sobre os novos colegas de trabalho. Com abordagens dinâmicas, fazendo com que cada um tivesse a oportunidade de vivenciar e compreender melhor as necessidades e percepções de uma pessoa com deficiência, o treinamento buscou a reflexão e quebra de mitos e tabus.

Hoje, na Construtora Camargo Corrêa há 346 profissionais deficientes. "Acreditamos que não basta contratar o profissional deficiente, mas inseri-lo adequadamente na empresa, de modo que ele se sinta estimulado e valorizado", diz Marcelo Bisordi, vice-presidente de Relações Institucionais da Construtora Camargo Corrêa. Para 2013, a empresa já está na expectativa da chegada de 13 aprendizes com deficiência auditiva que vão trabalhar na sede da companhia, em São Paulo, dando continuidade a política de inclusão que vem sendo aplicada nos últimos anos.


30/10/2012
Compartilhar