Obra de Vila do Mar, em Fortaleza, inaugura projeto para combate à exploração sexual

A obra de Vila do Mar inaugurou o projeto “Liga na Tela”, voltado a alunos com idade superior a 14 anos da rede pública de ensino no CUCA (Centro Urbano de Cultura, Arte Ciência e Esporte) Che Guevara, da prefeitura de Fortaleza. Na inauguração do projeto estiveram presentes adolescentes do colégio municipal São José, uma professora e o líder comunitário da Associação do Arpoador. Foi exibido o filme “Anjos do Sol” seguido de discussão sobre o tema Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA) e orientação sobre DSTs e AIDS.

Além de ajudar quem pode ser ou já esta sendo assediado pela rede de exploração sexual, o objetivo da inclusão do público adolescente nas ações de combate à ESCA é alcançar os colegas dos jovens explorados sexualmente, para formar uma rede de apoio às vítimas. O adolescente explorado sexualmente sofre grande discriminação na escola, o que prejudica seu rendimento escolar, leva à evasão e reforça a permanência na situação de exploração.

A sensibilização de adolescentes é feita através da exibição de filmes indicados pela WCF e de debates que trabalham a discriminação e ressaltam a responsabilidade de todos – poder público e sociedade civil – no problema. Há também palestras sobre DSTs e AIDS, aproveitando que o tema passa pelo assunto da sexualidade.

Uma empresa terceirizada disponibiliza gratuitamente o transporte dos adolescentes, sempre acompanhados por um professor e um líder comunitário. As atividades serão realizadas mensalmente


20/10/2014
Compartilhar