Obra UHE Jirau conclui a montagem do caminho de rolamento da Casa de Força

 
No final de outubro, a obra concluiu, com êxito e superando os prazos, a montagem do caminho de rolamento metálico para as pontes rolantes da margem direita. A partir desta entrega, a Usina Hidrelétrica de Jirau já permite que as pontes rolantes tenham total acesso à Casa de Força para realizar montagens, além da interligação entre as áreas de montagem e descarga.
 
A conclusão desta fase foi um dos maiores desafios já superados pela equipe de montagem da UHE Jirau. Isso porque, pelo cronograma contratual de montagem, a previsão para a realização das atividades era de 476 dias, divididos em 28 etapas de 17 dias cada. Após vários estudos e testes, foram realizadas mudanças no processo e o período de montagem foi reduzido para 28 etapas de sete dias, o que totalizou 280 dias.
 
O engenheiro de Manutenção da Construtora Camargo Corrêa, Jeferson Fontana, explica que foram realizados trabalhos de pré-montagem em solo, minimizando o serviço dos guindastes de grande porte que seriam utilizados na montagem, além de análise das questões climáticas para definir quais os melhores períodos para a realização da atividade. “Essa é uma etapa concluída com sucesso pela equipe, que mais uma vez mostrou seu desempenho e criatividade. O resultado alcançado mostra novamente que devemos buscar sempre a evolução constante em todos os processos, pois não existe atividade que não possa ser melhorada”, destacou Fontana.
 
O caminho de rolamento é uma estrutura metálica que pesa 1.600 toneladas, fica localizado na Casa de Força e tem como principal função dar suporte para as pontes rolantes, além de servir como base para a cobertura da Casa de Força.

07/11/2013
Compartilhar