UHE Jirau realiza lançamento do núcleo asfáltico

No dia 12 de abril, teve início, na barragem de enrocamento com núcleo asfático (Bena) da UHE Jirau, o lançamento do núcleo asfáltico na obra. Essa atividade servirá para a construção do núcleo impermeável da Bena, localizada no antigo leito natural do Rio Madeira. Os trabalhos de preparação para o lançamento do núcleo asfáltico na obra começaram em setembro de 2011, logo após o desvio do rio Madeira.

A partir de então, foi realizado o esgotamento de águas do recinto ensecado, a escavação em rocha na área de implantação do plinto (estrutura de concreto), a execução da cortina de injeção e por último, a construção do plinto para assentamento do núcleo asfáltico.

De acordo com o gerente de Terra & Rocha, Ronaldo Assis, a Camargo Corrêa é pioneira no país na utilização de núcleo asfáltico em barragens. “Utilizamos essa tecnologia, desenvolvida em parceria com a empresa norueguesa Veidekke, que possibilita a realização dos trabalhos em quaisquer condições climáticas, com maior rapidez e economia. Utilizamos anteriormente na obra de Chapecó com muito sucesso e agora trouxemos para Jirau”, destaca Ronaldo.

O núcleo de asfalto é lançado na barragem por meio de um equipamento adaptado com lançamento simultâneo da transição fina em camadas horizontais de aproximadamente de 25 centímetros. Segundo o engenheiro de Produção Diogo Tajima, “essa tecnologia mundialmente utilizada deve se consolidar no Brasil como uma boa alternativa construtiva de barragens, principalmente em regiões com longo período chuvoso”, ressalta.

Os trabalhos desta etapa em Jirau são realizados em dois turnos. Ao todo, o núcleo asfáltico será lançado em uma extensão correspondente a 1.100 metros de comprimento e 57 metros de altura. A quantidade de material utilizado na obra será de 24.305,67 m³, equivalente a 1.500 caminhões carregados, com capacidade de 16m³ cada. A conclusão do lançamento do núcleo asfáltico na UHE Jirau está prevista para setembro de 2012.


12/04/2012
Compartilhar